Study, Darling: O Guia Definitivo para Arrasar nos Estudos
Deixe os dramas para os outros e aprenda a dominar os vestibulares com o charme de uma verdadeira it-girl.
Querido leitor,
O relógio marcou meia-noite e a contagem regressiva já passou. É hora de dar adeus aos velhos hábitos e dar as boas-vindas ao seu novo eu: o estudante focado, determinado e, claro, preparado para arrasar nos vestibulares e no ENEM.
Quer saber o segredo de quem manda bem nos estudos? Então, continue por aqui. Vamos te guiar nos primeiros passos para construir uma rotina de estudos que é puro glamour, sem aquele drama dos procrastinadores de sempre. Porque, sejamos sinceros, você não quer ser o último da turma, né? Siga nossas dicas e, no final do ano, o seu nome vai ser o mais comentado nos corredores – mas dessa vez, por motivos de sucesso, e não de última hora.



Como começar?
Esse é um dos maiores vilões dos estudos, ninguém nunca sabe como começar e onde começar. Mas, as vezes o simples é o essencial!
Encontre provas antigas: Seja na escola, faculdade e, principalmente, vestibulares, você deve conhecer a fundo o que vai passar no futuro. Conteúdos, modelo da prova ou temas de redação, pare de preguiça! Você necessita saber sobre essas coisas.
Leia as provas: Aproveite para ler o edital e as regras que normalmente vem na capa dos vestibulares e do ENEM, porque são informações que nunca mudam e você não pode perder tempo no dia lendo coisa que deveria ter lido antecipadamente no conforto da sua casa.
Veja vídeos sobre a prova: O que mais vemos atualmente são pessoas fazendo tiktoks’ ou vídeos no YouTube sobre tudo o que imaginar. Por isso, sempre pesquise vídeos e publicações sobre o seu exame. Mantenha-se sempre informado!
Resolva as questões: O máximo possível de questões, não significa que necessariamente aquilo irá cair na sua prova, mas te ajuda a entender o raciocínio que a banca utiliza todo ano.
Como estudar?
Sobre o ponto “Resolva as questões”, na verdade ele é o meu grande pulo do gato. Contudo, você precisa saber como utilizar essa estratégia.
Normalmente as provas tem padrões, fazendo várias questões você percebe os conteúdos que mais cai, as fórmulas que mais usa e as alternativas que mais aparecem (dica para chutar, somente se for necessário). E é exatamente nesse ponto que você vai estudar com urgência: Conteúdos frequentes!
Ano passado eu fiz o meu primeiro vestibular da vida, era 35 questões (entretanto, duas questões foram anuladas) e uma redação. Para quem não sabe, o meu sonho é fazer medicina, e esse vestibular era para uma vaga no curso de medicina da universidade estadual do meu estado. Concorrido demais! Errei somente 5 questões e não passei para a segunda fase por causa de 2 dessas 5 que errei. Tão perto, mas tão longe.
E sabem como eu estudei para esse vestibular? Exatamente assim:
Provas antigas;
Fazer todas as questões que conseguir;
Grifar todas as palavras e conteúdos que não conheço ou lembro;
Corrigir todas as questões até saber 100% sobre a prova inteira.
Fiz isso por quase um mês, um pouco tarde, infelizmente, por culpa do ENEM. Na época, eu me senti mal achando que tinha negligenciado o meu tempo para essa prova, mas no fim, eu acho bom não ter passado. Hoje eu entendo perfeitamente que o meu futuro não era lá.
Aliás, sobre grifar palavras e conteúdos, eu usava para destacar o que não conhecia e não esquecer mais depois de pesquisar e estudar sobre.
Cursinhos
Atualmente, eu estudo para o ENEM no modo que expliquei anteriormente. No entanto, eu não estou pegando a prova exatamente no gov.br e fazendo os simulados. Na realidade, eu estou pagando com as minhas amigas um cursinho online chamado “Repertório Enem”. Gosto do jeito que ele faz um cronograma de meses para o ENEM, revisões e principalmente das listas de exercícios do ENEM e de vestibulares.
Eu leio e assisto o máximo de conteúdos que eles disponibilizam para quem paga e depois faço as listas hackers, resolvendo, grifando e corrigindo tudinho. Sem deixar nada! Se por algum acaso eu não conheço o conteúdo, vou atrás da teoria no YouTube, no Google ou no próprio cursinho.
Uma dica de ouro para quem não quer gastar: o Repertório Enem tem a sua versão gratuita, é um banco de dados com filtros de exercícios de todos os vestibulares e ENEM possíveis que você imaginar. Vale a pena, caso você tenha dificuldade em achar exercícios do conteúdo que está estudando ou da instituição que irá prestar vestibular.
Apostilas e simulados
Atualmente, eu estou vendo muitas thread’s com os drives de apostilas para vestibulares e ENEM de cursinhos, com simulados de 1000 questões. Usem e abusem desses materiais, eles são uma mão na roda para quem não tem muito no que se basear para estudar e, principalmente, para quem não tem dinheiro para pagar um cursinho.
Indico procurar no X, essa plataforma é um grande lixão de brigas, mas é maravilhoso para encontrar grandes achadinhos como esses.
Não deixe nada passar
Se por algum acaso, você quer um curso tão difícil quanto eu ou precisa ir muito bem na prova. Então vá atrás de tudo que tiver dúvidas, não deixe nada sem solução para depois. E principalmente, resolva o máximo possível de questões e corrija todas.
Talvez esse seja o pior de todos, você errar uma questão por preguiça de estudar sobre, achando que era difícil demais para o momento. Nunca é! Veja quantos vídeo for necessário, peça quantos resumos precisar para uma IA ou leia quantos sites necessitar. Mas tome cuidado com o fútil, se é algo que nunca é pedido no exame, então dê preferência para o essencial que você tem dificuldade. Se baseie na sua prova e no que pode ser pedido.
YouTube
Eu utilizo sempre que a leitura me complica, seja em resolução de exercícios ou em conteúdo complexos que eu me embaralho toda lendo. Lá você ouve voz humana e pessoas diferentes explicando o mesmo conteúdo. Se um vídeo não te ajudou, pula para outro canal quantas vezes precisar.
Hoje me ocorreu algo assim, fui ver a resolução de uma questão de química do ENEM. Li a resolução e não entendi de onde vinha aquilo, vi um vídeo no YouTube e não entendi de novo, passei para o segundo e com uma palavra diferente na explicação, eu finalmente entendi.
Estudar é assim!
Não desanime!
Digo isso, porque eu andei desanimando várias vezes, me estressando ainda mais. Sabe quando você não consegue resolver aquela questão fácil, nisso você desiste e vai ver a resolução e descobre que errou por bobeira ou burrice? Não é isso, nunca burrice! Na realidade, isso se chama cansaço mental.
Passei por isso na semana do Sisu. Eu estava tão estressada, a minha casa estava com criança e eu precisava estudar para não me sentir tão mal pela minha nota. Uma semana depois, eu estava gabaritando listas de matemática e errando poucas questões de física, não sei se é evolução ou se era os novos ares do silêncio na minha casa novamente.
O principal aqui é te dizer, descansar por um dia não é o problema. O problema é você deixar isso virar vários dias, ou melhor, uma nova sessão de procrastinação. Mas não deixe que a carga horária pesada te abale, estudar mal é o pior de tudo.
Não se preocupe, logo vai passar e você vai entender o que eu estou querendo te dizer. É necessário para o crescimento pessoal.
No fim, estudar não tem segredo. Você deve se sentar na cadeira e começar, só sair de lá quando terminar tudo o que planejou, se precisar fique horas! Mas é necessário »estudar« de verdade.



You Know you love me! 💋
Enquanto o resto do mundo se perde em festas e distrações, eu me concentro nos meus estudos. Quem diria que a garota por trás do blog seria tão disciplinada? Enquanto eu sigo nos livros, fiquem ligados – ninguém sabe o que o próximo post pode revelar. Até lá, darlings, continuem sendo a melhor versão de vocês, porque, como sempre, I'm watching.
XOXO, The Blog Girl.
Vou começar a estudar para o Enem essa semana e tô muito nervosa (fiz ano passado e passei muito mal na hora da prova e não consegui terminar) mas ler isso aqui me deixou um pouco mais aliviada. Sua escrita é perfeita!
adorei sua escrita amiga!!